Wiki BLACK PINK
Advertisement
Jisoo
Jennie
Rosé
Lisa

Lalisa Manoban ou Panpriya Manoban (ลลิษา มโนบาล ou ปราณปริยา มโนบาล), mais comprimentada pelo seu nome artístico Lisa (리사) é uma dançarina, rapper e cantora tailandesa que nasceu na Tailândia em 23 de março de 1997.

Ela é popularmente conhecida por ser integrante do grupo BLACKPINK, tendo estreado nele em 2016 através da YG Entretenimento.[1][2]

História[]

Lisa nasceu em Buri Ram, Tailândia, pelo verdadeiro nome de Pranpriya Manoban, alterado para Lalisa Manoban. Ela é tailandesa por nacionalidade. Lisa fez uma audição na competição YG Entretenimento na Tailândia em 2010, onde felizmente ficou em primeiro lugar na referida competição, e ela foi oferecida para se tornar uma trainee da referida gravadora. Ela concordou em se tornar estagiária, mudou-se para a Coréia do Sul e começou a treinar em abril de 2011.

Em 2012, Lisa iria estrear no grupo Pink Punk ao lado de outras trainees, contudo, a estreia do grupo foi adiada para 8 de agosto de 2016, tendo passado por alterações no nome e na formação. Assim, estreou como integrante do BLACKPINK ao lado de Rosé, Jisoo e Jennie, com o single "Boombayah".

Na pré-estreia do BLACKPINK, a YG divulgou imagens da Lisa, no dia 7 de junho de 2016, como segundo membro do "novo girlgroup".[3]

Antes de ter qualquer filiação com a YG Entertainment, ela dançava, quando criança, num grupo conhecido como Wee Zaa Cool, com o Bambam (membro do grupo GOT7) e Ten (trainee da SM Entertainment).

Ela também fez uma aparição no vídeo musical de "Ringa Linga" por Taeyang em 2013, embora não identificável. Desde 2014, ela promove na marca de roupa Nonagon, ao lado B.I e Bobby, do grupo iKON.

Endossos[]

Por meio de seu trabalho como modelo para a marca de cosméticos sul-coreana Moonshot, ela se tornou a embaixadora da marca na China em 21 de março de 2018.[4]

Em 25 de julho de 2019, Lisa se tornou a embaixadora da marca e apresentadora exclusivamente para a nova coleção lançada na Tailândia, onde seis dos produtos incluem a assinatura de Manoban como parte da embalagem.[5] Em 28 de março de 2019, Lisa assinou seu primeiro contrato de endosso solo para a AIS Thailand, a maior operadora de telefonia móvel GSM da Tailândia. Lisa se tornou a apresentadora de marca mais bem paga do AIS. Além disso, sua campanha publicitária se tornou o comercial com melhor classificação na Tailândia.[6] Em 11 de maio de 2019, Lisa se tornou a apresentadora da marca para o Samsung Galaxy S10 na Tailândia. Seu primeiro material promocional para a marca foi lançado em 14 de maio.[7] O jogo para celular Ragnarok M: Eternal Love tem Lisa como modelo de endosso e aparece como personagem no servidor "Midnight Party" de 24 de julho de 2019 em diante.[8]

Em janeiro de 2020, Lisa ingressou com o colega de empresa Mino de Winner como modelo de endosso para a linha de roupas My Shelter da temporada SS20 da marca de roupas esportivas Adidas.[9] Com a recente popularidade de Lisa na China por meio de sua participação em Youth With You 2 como mentora de dança, ela foi revelada como a nova porta-voz da marca na China para a empresa de amaciantes D&G Downy em 13 de maio.[10] Mais tarde naquele mês, ela logo se tornou a nova porta-voz de uma das maiores empresas de laticínios da China, marca de iogurte chinês da Mengniu Dairy, Zhengouli.[10] Em 27 de junho, a Tencent Games anunciou Lisa como a mais nova porta-voz da Supercell na China para seu videogame móvel, Brawl Stars.[11]

Moda e fotografia[]

Em janeiro de 2019, Lisa se tornou a musa de Hedi Slimane, a diretora artística, criativa e de imagem da Celine, uma marca francesa de luxo.[12] No mesmo ano, em novembro, a Penshoppe revelou que Lisa se juntou à família Penshoppe como sua mais nova embaixadora.[13] Além disso, em 24 de julho de 2020, Lisa foi oficialmente selecionada como a mais nova embaixadora da marca representando a Bulgari, uma marca de luxo italiana. Como embaixadora da Bulgari, ela participou das campanhas digitais das coleções "Serpenti" e "Bzero One".[14]

Através da YG Entertainment, Lisa lançou um photobook de edição limitada intitulado "0327", composto inteiramente com fotos tiradas por ela mesma através de uma câmera de filme. O photobook foi lançado em seu aniversário, 27 de março de 2020.[15]

Impacto e influência[]

Em abril de 2019, Lisa se tornou o ídolo de K-pop mais seguido no Instagram, com 17,4 milhões de seguidores na época.[16] Em Dezembro de 2020, Lisa possui mais de 43 milhões de seguidores na plataforma.[17]

Enquanto Lisa conseguiu sua primeira capa de revista solo para a edição de maio de 2019 da Harper's Bazaar Tailândia, MEI, uma distribuidora da Harper's Bazaar, relatou que todas as 120.000 cópias impressas em estoque estavam esgotadas. Foi relatado que, em média, 30.000 exemplares são normalmente impressos, e celebridades conhecidas têm uma média de 60.000 exemplares impressos. Porém, apesar de vender 120.000 exemplares, a demanda do público ainda não foi atendida.[18][19]

Após a participação de Lisa no Desfile de Moda Celine para a coleção masculina primavera verão 2020 em Paris, França, durante a Paris Fashion Week, Lyst relatou que as pesquisas globais pela bolsa Triomphe da Celine aumentaram 66% em 28 de junho de 2019, depois que ela publicou uma imagem do estilo em suas redes sociais, atraindo a atenção do público.[20]

Em uma entrevista, a ex-membro do grupo feminino Nature, Gaga, revelou que Lisa é um modelo a seguir.[21]

Filmografia[]

Pre-Debut[]

  • Vídeos de Dança de Wee Za Cool

Aparições em Vídeos Musicais[]

  • Taeyang – Ringa Linga (2013)

Comerciais[]

  • NONA90N – Lisa & Bobby + B.I (2014)
  • NONA90N – Behind The Scenes (2015)
  • NONA90N – 2015 FW (2015)
  • NONA9ON - Lisa & Bobby (2017)

Galeria de Vídeos[]

Curiosidades[]

  • Lisa é a primeira artista não-coreana na YG.
  • Lisa foi a única pessoa aceita na YG durante a audição de 2010 na Tailândia.
  • Ela apareceu com as estrelas da YG Entretenimento no anúncio da marca de moda NONAGON.
  • Espera-se que els seja um papel mundial porque fala coreano e inglês.
  • Ela praticou por 5 anos na YG e tem um grande talento de dança.
  • Ela é fluente em coreano, tailandês, japonês e inglês.
  • Apelidos: Lalice, Laliz, Pokpak, RyeoLisa, Kkogi Lisa, Nalla-Lisa, Jolisa.
    • Nalla-Lisa pode ser considerado a junção de Lisa com a palavra coreana Nalla, traduzida como Voar ou uma junção com o nome Nalali, traduzida como Problemática.[22][23]
    • A pronúncia de Jolisa é assemelhada à de Jorisa, traduzido como Chefe.[24]
    • Elefante em coreano é kokkilli (lido como kokkiri), Então Kkogi Lisa pode ser traduzido como Lisa Elefante.[25]
  • Sua comida favorita é Gamjatang (guisado de batata).
Para ver mais curiosidades sobre Lisa, clique aqui.
ve BLACKPINK
Membros
JisooJennieRoséLisa
Discografia
Coreana
Mini-Álbuns (EPs)
Square OneSquare Two
Singles Digitais
As If It's Your Last
Japonesa
Mini-Álbuns
BLACKPINK
Tópicos Relacionados
YG Entretenimento
Links Oficiais
FacebookInstagramYouTubeTwitter

Referências[]

  1. https://www.soompi.com/2016/08/04/blackpink-unveils-additional-teasers-featuring-lisa-group/
  2. http://www.koreatimes.co.kr/www/news/culture/2016/10/201_211948.html
  3. https://pt-br.facebook.com/ygfamily/posts/1179060185447904
  4. Predefinição:Citar web
  5. Predefinição:Citar web
  6. Predefinição:Citar web
  7. Predefinição:Citar web
  8. Predefinição:Citar web
  9. Predefinição:Citar web
  10. 10,0 10,1 Predefinição:Citar web
  11. Predefinição:Citar web
  12. Predefinição:Citar web
  13. Predefinição:Citar web
  14. Predefinição:Citar web
  15. Predefinição:Citar web
  16. Predefinição:Citar web
  17. Predefinição:Citar web
  18. Predefinição:Citar web
  19. Predefinição:Citar web
  20. Predefinição:Citar periódico
  21. Predefinição:Citar web
  22. https://youtu.be/RzLoE2urNLM?t=28m59s
  23. https://youtu.be/RzLoE2urNLM?t=29m10s
  24. https://youtu.be/RzLoE2urNLM?t=29m14s
  25. https://youtu.be/RzLoE2urNLM?t=29m19s
Advertisement